A mochila e a andorinha



Uma andorinha de mochila nas costas nos fita com sinceridade. Está pousada num esboço de galho em meio a um campo de ventos. E aqui compartilho o que recém aprendi sobre mapas meteorológicos: setas representam a direção e velocidade dos ventos, enquanto pontos indicam a presença de espaço-ar – e a potência de movimento. Pois a andorinha estática de pertences nas costas condensa a aventura do pássaro migrante. Enquanto tudo passa, passa a pequena ave por nós a carregar sua vida. Mancha cinza no céu rumo a outros galhos, outros cantos.

Se a ficção compromete-se com a vida, também é da vida o compromisso com a ficção. Enquanto a andorinha, que mais tarde pousará em outras imagens, aguarda a direção dos ventos, Helene Sacco constrói um gabinete poético na vitrine da Casa M. Um observatório não de pássaros nem de ventos, mas daquilo que passa quando nada passa, salvo o tempo. Um espaço de trabalho voltado a inventariar a rua: suas moradas, carros, gentes, negócios e movimentos.

Como a mochila, a andorinha e as casas moventes que habitam a obra da artista[1], parte do estúdio desloca-se para outros lugares. Ao aproximar-se do que indaga, Helene Sacco radicaliza a condição da vitrine de ocupar o dentro, mas voltar-se para o que está fora. Escrivaninha e maleta a um só tempo, o dispositivo criado pela artista transita pela Fernando Machado, alimentando a produção de textos, desenhos e fotografias. A coleção de prospecções toma conta do gabinete e prepara a confecção de um livro. Inventário de movimentos, suas páginas não se resumem a setas e pontos, mas guardam potência semelhante à de um mapa meteorológico: andorinhas e direções.

* Texto publicado no periódico da Casa M / 8a Bienal do Mercosul de agosto-setembro, dedicado à quarta vitrine do projeto, de autoria de Helene Sacco.

[1] A noção alimenta dois trabalhos recentes: Coleção de casas moventes (2007-2011), fotografias que retratam moradas sendo transportadas por carretas e caminhões, e Casa Movente (2007-2011), instalação que recria uma casa condensada em pouco mais de 3 m².

Nenhum comentário: